UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Dicas para se preparar para a defesa do seu TCC

Por Professor Paulo Henrique S. Bermejo em 10/fev/2016.
A defesa do seu trabalho de conclusão de curso está chegando?

apresentacao

Não importa se será defesa de curso de graduação, especialização, mestrado ou doutorado. Para o sucesso da sua defesa, é importante assegurar que tudo transcorra conforme esperado. Para isto, fornecemos algumas dicas que passamos aos nossos alunos e pesquisadores. Confira:
1) Elabore uma apresentação sucinta destacando todos os pontos importantes do trabalho incluindo motivação (incluindo lacunas utilizadas na pesquisa), objetivos, metodologia, referencial (muito sucinto), resultados, discussão e contribuições, conclusões e lista de referências.
2) Treine sua apresentação no mínimo 3 vezes (de preferência de frente ao espelho) e certifique-se que o tempo de apresentação seja conforme esperado. Para nossos orientandos na UFLA recomendamos que este tempo seja estritamente de 30 minutos.
3) Para a sua apresentação, reduza os textos e procure utilizar tópicos e figuras quando possível e que façam sentido com o conteúdo. Isto lhe ajudará a evitar leitura dos slides.
4) Ao final da sua apresentação, é interessante informar para onde os artigos do seu trabalho serão submetidos. Isto é importante para demonstrar a preocupação com a efetividade do trabalho (publicação e disseminação de resultados) e agilizar os próximos procedimentos pós-defesa.
5) Certifique-se que todos os membros da banca, incluindo o suplente (se houver) tenham recebido a cópia do seu trabalho, incluindo impressa. A cópia impressa pode ser dispensada caso o membro tenha informado isto previamente.
6) Quando faltar 2 dias para a sua defesa, envie um e-mail a cada um dos membros da banca lembrando a data, horário e local da sua defesa, agradeça previamente a disponibilidade dele participar e certifique-se que este comunicado tenha sido recebido.
7) No dia da sua defesa, lembre-se de pegar com a secretária do programa os documentos que serão utilizados na defesa, incluindo declarações a serem assinadas pelo aluno, ata e outros documentos que por ventura sejam utilizados pelo programa. Confira o conteúdo destes documentos e certifique-se que o nome dos integrantes da banca, o seu nome, o título do trabalho e demais informações estejam digitados corretamente. Caso encontre alguma inconsistência, procure a secretaria do programa previamente a defesa para providenciar os ajustes necessários.
No mais, é importante continuar envolvendo ou mantendo o seu orientador informado sobre os preparativos. Ele pode te solicitar algo específico sobre o seu trabalho ou algo que costume demandar para seus orientandos.
E obrigado pela sua leitura!
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas dicas, tenha alguma sugestão de dica adicional, ou de tópico que gostaria de esclarecimentos, comente a seguir.

Deixe uma resposta

Copyright © 2017 LabGTI