Informações úteis a pesquisadores e estudantes.

Por Prof. Paulo Henrique S. Bermejo em 04 de fevereiro de 2016.

 

Como encontrar revistas científicas para submeter seu trabalho?

Uma das fases importantes em um projeto de pesquisa consiste na identificação de oportunidades para submeter o seu trabalho. Quanto maior for a qualidade e o rigor científico do seu trabalho, maior será a chance publicação em uma revista com alto nível de qualidade, e consequentemente maior será o reconhecimento do trabalho e chances dele ser mais citado.

Há diversas maneiras de avaliar a qualidade de uma revista científica. Para isto, universidades, agências de fomento a pesquisa e governos utilizam alguns índices. Alguns dos índices utilizados pela CAPES são: Qualis (oficial da CAPES), o H-Scopus (ScimagoJr), Fator de Impacto ISI / JCR.

A seguir, links* para acesso a algumas destas classificações. Para alguns índices é necessário assinatura. Caso você possui vínculo com alguma instituição ligada a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), por exemplo, uma instituição federal de ensino, acesse pela rede desta instituição (fisicamente ou via proxy) que o acesso completo será liberado.

– Fator de impacto ISI / JCR: http://admin.webofknowledge.com/portal.cgi?CSID=&DestApp=JCR

– H-Scopus Scimago Jr: http://www.scimagojr.com/journalsearch.php

– Qualis da CAPES: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

Para entender a relação dos índices JCR e H-Scopus, utilize o documento de área da CAPES atualizado e equivalente a sua área de atuação. Link: http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/documentos-de-area

Por exemplo, para a área de administração, observa-se no documento de área do período 2009-2012 (disponível em https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDozYTY0OWJkNGU1NWI3Y2Zh), que revistas científicas podem ser classificadas com:

– Qualis A1: se o H-Scopus > 20 ou JCR > 1,0;

– Qualis A2: se H-Scopus > 4 e <= 20, ou JCR > 0,2 e <= 1,0.

Além da qualidade da revista é muito importante verificar antes da submissão se o tema e a metodologia do seu trabalho são de interesse da revista pretendida. Para isto, observe todas as informações disponíveis aos autores, incluindo as informações gerais da revistas e informações para submissão. Além disto, verifique se há artigos recentes na revista pretendida com o tema e a metodologia similares ao seu trabalho.

Lembre-se ainda de antes de submeter o seu trabalho, sempre analise e providencie todas as correções possíveis e necessárias ao seu trabalho antes de submete-lo novamente. Seja após uma aceitação condicional ou rejeição em submissão anterior. Isto é fundamental para o seu trabalho evoluir, portanto, considere com muito otimismo e gratidão todas as críticas recebidas.

No mais é isto, só publica quem pesquisa, escreve e submete quantas vezes forem necessárias. Portanto, boa sorte nesta empreitada e obrigado pela leitura.

Caso você tenha alguma dúvida específica sobre o processo de elaboração e publicação de artigos, ou alguma sugestão de tópico para inclusão nesta área do site, entre em contato conosco.

 

* Informações atualizadas em 03 de fevereiro de 2016.