UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Equipe

 A seguir, são apresentados os currículos resumidos de cada um dos membros do Laboratório:

Coordenação

André Luiz Zambalde – Fundador, Coordenador e Pesquisador

Professor Associado da Universidade Federal de Lavras-MG-UFLA, atuando nos Departamentos de Computação e Administração. Pesquisador nas áreas de (1) Universidade, inovação e desenvolvimento; (2) Gestão da informação e do conhecimento; (3) Estratégia, Planejamento Situacional, Planejamento Prospectivo (roadmapping); e (4) Engenharia e Qualidade de Software. As bases para suas pesquisas são organizações do setor público (universidades, prefeituras e de segurança pública), dos setores de agronegócios e educacional e organizações de alta tecnologia (software e sistemas). É Engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL-MG 1984). Pós-graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA – 1989), Mestre em Eletrônica Industrial pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI – 1991), Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2000). Foi Chefe de Departamento de Ciência da Computação da UFLA, Coordenador dos Cursos de Graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Presidente da Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAGRO), Secretário de Desenvolvimento Tecnológico de Lavras-MG e Membro dos Conselhos superiores da UFLA e das Fundações FAEPE e FUNDEC. É Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração de Sistemas de Informação e MBA Executivo em Governança de TI.

André Grutzmann – Pesquisador

Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras no Departamento de Ciência da Computação. Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de inovação. Mestrado em Administração e graduação em Ciências da Computação, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência docente na área de Sistemas de Informação na Fundação Universidade do Contestado – campus Concórdia. Tem interesse nas áreas de Inovação a partir da web, Inovação no setor público, Tecnologia de Informação nos negócios, Gestão do Conhecimento e Engenharia de Software incluindo MPS.BR.

 

Colaboradores Externos

Paulo Henrique de Souza Bermejo – Fundador e Pesquisador

Paulo Henrique S. Bermejo é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). É formado na área de computação, com doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado pela Bentley University em Massachusetts/EUA. Ministrou cursos de capacitação e consultoria em instituições dos setores privados e públicos. É certificado no Framework de Governança de TI Cobit e é representante (advocate member) da ISACA. Possui 14 anos de experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos estratégicos empresariais e de TI, treinamentos e consultorias para instituições nacionais e internacionais nos setores público e privado. Publicou 8 artigos em periódicos, 1 livro, 1 capítulo de livro e 27 trabalhos em anais de eventos científicos, e desenvolveu 24 produtos de softwares. Atuou na UFLA como Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação de 2009 a 2011.

Adriano Olímpio Antonelli – Pesquisador

Possui graduação em Bacharelado em ciência da computação pela Universidade Federal de Lavras(2007), especialização em MBA Executivo em Governança de TI pela Universidade Federal de Lavras(2011) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras(2013). Atualmente é Professor do Instituto Federal Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.

Copyright © 2017 LabGTI